Gestão de Contratos
Visão Geral
A ProAd é a unidade responsável pela gestão, acompanhamento e execução de contratos administrativos gerados a partir aquisição de bens, materiais e serviços na UFSCar.
Os contratos podem ser de três modalidades na UFSCar:
- Contratos de Serviços não Continuados
- Contratos de Serviços Contínuos
- Atas de Registro de Preço
- Termos de Execução Descentralizada (TED)
As atividades relacionadas à gestão de contratos celebrados entre a UFSCar e fornecedores execução de modalidade de aquisição são coordenadas pela equipe da Coordenadoria de Contratos (CContrat), em conjunto com a Administração Central da ProAd.
Os procedimentos para aquisições na UFSCar seguem o estabelecido na Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993.
Fluxograma Geral
O processo de acompanhamento e execução de contratos envolve as seguintes etapas principais, que se iniciam após a finalização do processo licitatório:
- Formalização do Contrato
- Análise do Seguro Garantia
- Nomeação de Gestores e Fiscais de Contrato
- Acompanhamento das ações estabelecidas no Contrato pelos Gestores e Fiscais
- Ateste de documentos fiscais
- Pagamento do fornecedor
- Rescisão do Contrato
- Prestação de Contas à Corregedoria Geral da União pela UFSCar
Algumas etapas podem ocorrer menos regularmente nos contratos:
- Notificação ao Fornecedor por descumprimento de Contrato, podendo gerar Penalidades
- Aditamento de Contrato, por Reequilíbrio Econômico, Repactuação ou Reajuste
- Prorrogação Contratual
- Encerramento Antecipado do Contrato
- Processos Judiciais decorrentes do Contrato que envolvam a obtenção de subsídios documentais pela CContrat