Aquisição de Produtos Controlados
Descrição
Trata-se da compra, por meio de licitação, dispensa ou ata de registro de preços, de produtos controlados, cujo controle sobre compra, venda, armazenagem e consumo tem a finalidade de coibir o uso indevido, seja para fins de fabricação de entorpecentes e drogas que causem dependência física ou psíquica, seja por motivos de riscos de explosão ou da fabricação de bombas e armas de destruição em massa ou quaisquer outros usos indevidos. Todo o processo desde a saída da fábrica até o consumo é acompanhado pelo departamento de controle de produtos químicos do órgão responsável a fim de evitar transações ilegais para o uso final de tais produtos. O uso deste tipo de produto exige licenciamento junto aos órgãos controladores.
Na UFSCar a aquisição de produtos controlados está diretamente relacionada com a compra de reagentes químicos, materiais radioativos e biológicos, utilizados em atividades de pesquisa e ensino. A compra necessita de credenciamento e autorização junto a órgãos como Polícia Federal, Polícia Civil, Exército, e outros, dependendo da substância. Além do credenciamento, pode ser necessária a emissão de atestado de responsabilidade técnica por parte dos usuários requisitantes, tanto para a compra quanto para o acompanhamento de uso e destinação final dos produtos.
Público Alvo
- Unidades Requisitantes
Prazos
- Deve seguir os prazos de atendimento da ProAd e o Calendário Anual de Prazos da ProAd
Solicitação via SEI
Tipo de Processo SEI: | Administração: Compras: Aquisição de Produtos Controlados |
Link da Base de Conhecimento: | Processo SEI em desenvolvimento |
Instruções alternativas: |
1. Criar processo SEI do tipo especificado acima 2. Seguir os procedimentos indicados no Fluxograma Geral de Compras |
Dúvidas
- Favor contatar a(s) unidade(s) responsável: ProAd
- E-mail: proad@ufscar.br
- Telefone(s) da Unidade: (16) 3351-8115
Informações relacionadas
- Lei nº 10.357, de 27 de dezembro de 2001. Estabelece normas de controle e fiscalização sobre produtos químicos que direta ou indiretamente possam ser destinados à elaboração ilícita de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica, e dá outras providências.
- Decreto nº 4.262, de 10 de junho de 2002. Regulamenta a Lei no 10.357, de 27 de dezembro de 2001, que estabelece normas de controle e fiscalização sobre produtos químicos que direta ou indiretamente possam ser destinados à elaboração ilícita de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica, e dá outras providências
- Portaria nº 240, de 12 de março de 2019. Estabelece procedimentos para o controle e a fiscalização de produtos químicos e define os produtos químicos sujeitos a controle pela Polícia Federal.
- Legislação. Produtos Químicos. Polícia Federal.
- Instrução Normativa nº 73, de 5 de agosto de 2020. Dispõe sobre o procedimento administrativo para a realização de pesquisa de preços para a aquisição de bens e contratação de serviços em geral, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
- Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC). Exército Brasileiro. Comando Logístico.
- Portal de Compras do Governo Federal.