Aquisição de Material Permanente ou Equipamento
Descrição
Trata-se de processo para aquisição de Material Permanente, o qual se caracteriza como item que, em razão de sua natureza e sob condições normais de utilização, têm duração superior a dois anos. Exemplos: máquinas, equipamentos eletrônicos, mobiliário, veículos, semoventes, etc. Itens dessa categoria devem ser patrimoniados.
Quando aplicável e bem justificado, a aquisição de um produto ou serviço poderá ser feita de um fornecedor exclusivo, a chamada “dispensa de licitação por inexigibilidade”. Nesses casos, a comprovação de exclusividade deve ser feita por meio de atestado fornecido segundo o estabelecida no artigo 25, inciso I da Lei 8.666/93, o qual deverá ser incluído no processo de aquisição. A aquisição feita nesta modalidade deverá ser obrigatoriamente aprovada pela Procuradoria Federal, e ratificada pelo dirigente máximo da instituição. Alguns exemplos da adoção desta modalidade incluem equipamentos específicos de laboratório com funcionalidades exclusivas, equipamentos de tecnologia da informação com necessidades específicas de compatibilidade etc.
Público Alvo
- Unidades Requisitantes
Prazos
- Deve seguir os prazos de atendimento da ProAd e o Calendário Anual de Prazos da ProAd
Solicitação via SEI
Tipo de Processo SEI: | Administração: Compras: Serviços ou Fornecimento de Materiais |
Link da Base de Conhecimento: | Processo SEI em desenvolvimento |
Instruções alternativas: |
1. Criar processo SEI do tipo especificado acima 2. Seguir os procedimentos indicados no Fluxograma Geral de Compras |
Dúvidas
- Favor contatar a(s) unidade(s) responsável: CComp
- E-mail: compras@ufscar.br
Informações relacionadas
- Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
- Portal de Compras. Legislação.
- Portal de Compras do Governo Federal