Prazos de Atendimento

Os prazos para atendimento e concretização de uma aquisição são tipicamente longos, devidos às exigências e peculiaridades da administração pública.

Na UFSCar, demandas por aquisições relacionadas com infraestrutura ou material de consumo podem ser encaminhadas em qualquer época do ano. Mas em média, são necessários pelo menos 4 meses para vencer as etapas de planejamento, aprovação jurídica, licitação e contratação. 

O encaminhamento de demandas específicas está sujeito ao Calendário de Compras da ProAd, o qual é vinculado à disponibilidade orçamentária, prazos para emissão de notas de empenho e esforço administrativo necessário. Nos últimos anos o Governo Federal adotou a exigência de um Plano Anual de Contratações, por meio do Sistema PGC. Isso induz a um planejamento de contratações para o ano seguinte, procedimento que tem sido feito na UFSCar desde 2019.

Demandas de caráter emergencial podem ser encaminhadas em fluxo contínuo. Porém o atendimento estará condicionado à caracterização com demanda emergencial e não passível de previsão anterior, bem como disponibilidade orçamentária e demais prazos definidos pelo Governo Federal.

 

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