Mapa de Risco (MR)

Descrição

Para alguns tipos de contratação de serviços, notadamente aqueles envolvendo mão de obra com dedicação exclusiva, é necessária também a inclusão de documento de análise de riscos, resultando em um documento chamado Mapa de Riscos, que deverá ser incluído no processo.

A análise de riscos envolve as seguintes etapas:

  • Identificação dos principais riscos que possam comprometer a efetividade do Planejamento da Contratação, da Seleção do Fornecedor e da Gestão Contratual ou que impeçam o alcance dos resultados que atendam às necessidades da contratação;
  • Avaliação dos riscos identificados, consistindo da mensuração da probabilidade de ocorrência e do impacto de cada risco;
  • Tratamento dos riscos considerados inaceitáveis por meio da definição das ações para reduzir a probabilidade de ocorrência dos eventos ou suas consequências;
  • Para os riscos que persistirem inaceitáveis após o tratamento, definição das ações de contingência para o caso de os eventos correspondentes aos riscos se concretizarem; e
  • Definição dos responsáveis pelas ações de tratamento dos riscos e das ações de contingência.

O Mapa de Riscos deve ser atualizado e juntado aos autos do processo de contratação, pelo menos:

  • Ao final da elaboração dos Estudos Preliminares;
  • Ao final da elaboração do Termo de Referência ou Projeto Básico;
  • Após a fase de Seleção do Fornecedor; e
  • Após eventos relevantes, durante a gestão do contrato pelos servidores responsáveis pela fiscalização.

Solicitação via SEI

Tipo de Processo SEI:

Documento componente de diversos processos de Compras:

  • Administração: Compras: Adesão a Ata de Registro de Preços
  • Administração: Compras: Aquisição de Produtos Controlados
  • Administração: Compras: Serviços ou Fornecimento de Materiais
  • Administração: Compras: Importação de Bens
  • Administração: Compras: Aquisição de Carimbos
  • Administração: Compras: Aquisição de Cursos e Eventos
Link da Base de Conhecimento: Clique sobre o link no tipo de processo mais adequado na linha acima. Caso não haja link, indica processo SEI em desenvolvimento, então siga as instruções alternativas abaixo.
Instruções alternativas:

Criar processo SEI do tipo especificado acima e enviar ofício solicitando à unidade responsável

Dúvidas

Informações relacionadas

  • Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. 
  • Instrução Normativa nº 73, de 5 de agosto de 2020. Dispõe sobre o procedimento administrativo para a realização de pesquisa de preços para a aquisição de bens e contratação de serviços em geral, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
  • Instrução Normativa nº 5, de 26 de maio de 2017. Dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.