Documento de Formalização de Demanda (DFD)

Descrição

O Documento de Formalização de Demanda (DFD) é o documento inicial para dar início a um processo de aquisição de produtos ou serviços que não estão disponíveis na UFSCar como resultado de uma operação anterior de compra.

O DFD deve ser preenchido pela unidade requisitante, sendo o primeiro documento a ser inserido em um processo SEI de aquisição. O processo deverá ser tramitado inicialmente para a ProAd.

A partir de análise inicial da Assessoria da ProAd, o processo será instruído para  que o requisitante insira os demais documentos necessários para a modalidade de aquisição mais adequada para atender a demanda.

O DFD deve conter os seguintes elementos:

  • a justificativa da necessidade da contratação;
  • a quantidade de serviço ou produtos a serem adquiridos;
  • a previsão de data em que deve ser iniciada a prestação dos serviços ou recebimento dos produtos;
  • a indicação do servidor ou servidores para compor a equipe que irá elaborar os Estudos Preliminares, e se necessário, daquele a quem será confiada a fiscalização dos serviços.

Solicitação via SEI

Tipo de Processo SEI:

Documento componente de diversos processos de Compras:

  • Administração: Compras: Adesão a Ata de Registro de Preços
  • Administração: Compras: Aquisição de Produtos Controlados
  • Administração: Compras: Serviços ou Fornecimento de Materiais
  • Administração: Compras: Importação de Bens
  • Administração: Compras: Aquisição de Carimbos
  • Administração: Compras: Aquisição de Cursos e Eventos
Link da Base de Conhecimento: Clique sobre o link no tipo de processo mais adequado na linha acima. Caso não haja link, indica processo SEI em desenvolvimento, então siga as instruções alternativas abaixo.
Instruções alternativas:

Criar processo SEI do tipo especificado acima e enviar ofício solicitando à unidade responsável

Dúvidas

Informações relacionadas

  • Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. 
  • Instrução Normativa nº 73, de 5 de agosto de 2020. Dispõe sobre o procedimento administrativo para a realização de pesquisa de preços para a aquisição de bens e contratação de serviços em geral, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
  • Instrução Normativa nº 5, de 26 de maio de 2017. Dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.