Coord. de Patrimônio (CPat)

Finalidade

A Coordenadoria de Patrimônio (CPat) é a unidade responsável pela Gestão Patrimonial dos bens permanentes da Universidade, que engloba as atividades de registro, controle, utilização, guarda, conservação, e desfazimento dos bens permanentes da Instituição, no que diz respeito aos bens móveis, semoventes, imóveis e intangíveis.

Atribuições

  • Controlar os bens patrimoniais da instituição, mantendo cadastro atualizado e documentação dos mesmos e seus respectivos responsáveis;

  • Definir e executar procedimentos para a incorporação de bens patrimoniais adquiridos por Compra Direta ou recebidos pela instituição de órgãos externos como agências de fomento e outros;

  • Definir e executar procedimentos para a cessão, doação ou transferência de bens patrimoniais a órgãos externos;

  • Coordenar procedimentos e escrituração para o recolhimento, desfazimento e baixa de bens patrimoniais inservíveis;

  • Consolidar o inventário de bens, através da agregação dos dados fornecidos pelos usuários ao longo do exercício;

  • Atuar em conjunto com a Coordenadoria de Contabilidade - CContab para a definição e execução de procedimentos relacionados com a Contabilidade Patrimonial;

  • Controlar o estado de conservação dos bens através de vistorias que julgar necessárias;

  • Coordenar e executar ações para reparos, revisões e manutenções necessárias aos bens patrimoniais da instituição;

  • Atender a usuários da UFSCar, fornecedores e outros órgãos para orientações e esclarecimento de dúvidas relacionadas com as atividades da Coordenadoria;

  • Definir procedimentos, orientar e supervisionar outras UGEs e Departamentos de Administração dos diversos campi quanto aos procedimentos a serem adotados para a gestão patrimonial e manutenção de bens permanentes;

  • Alimentar dados referentes à UFSCar nos sistemas de governo pertinentes para as atividades da Coordenadoria (como SIADS, SPIUnet, etc.), além da atualização de cadastros e taxas (INCRA, ITR, etc.);

  • Acompanhar a divulgação de Portarias e outros instrumentos administrativos ou de legislação emitidos por órgãos de Governo ou internamente à UFSCar, e que tenham relevância para as atividades da Coordenadoria;

  • Emitir alertas e orientações à Pró-Reitoria de Administração e suas sub-unidades, quando pertinente;

  • Subsidiar a Pró-Reitora de Administração com relatórios gerenciais ou exigidos por órgãos de controle, quando requisitado.

Contato

Equipe

Cargo/Função Nome Telefone E-mail
Coordenador Alessandro Luis do Prado (16)3306-6765

alprado@ufscar.br

coordenadoria.patrimonio@ufscar.br

Chefe do Departamento de Incorporação e Transferências Patrimoniais - DeITP Rodrigo Eduardo dos Santos (16)3509-1623

rodrigoedu@ufscar.br

patrimonio@ufscar.br

Assistente em Administração Ronaldo Pascualon (16)3351-8011 frpascua@ufscar.br
Auxiliar em Administração Carla Fernanda Canova Pereira (16)3509-1624

carla.canova@ufscar.br

patrimonio@ufscar.br

Prestador de Serviço Terceirizado Gilberto Araújo dos Santos (16)3351-8148 gilbertodepat@gmail.com
Prestador de Serviço Terceirizado Rogério Gomes da Silva (16)3509-1631 rogeriodepat@gmail.com

Horário de atendimento:

De segunda-feira à sexta-feira (dias úteis), das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

Apresentação da Coordenação

 

Primeiro Semestre 2021