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Câmaras Técnicas

 

No final do exercício de 2014, a Pró-Reitoria de Administração apresentou proposta de criação, pelo Conselho Universitário, de “Câmaras de Assessoramento Técnico na área de Gestão Administrativa da UFSCar” subordinadas ao Conselho de Administração da UFSCar.

 

Tal proposição considerou a importância de:

  1. uniformizar as políticas e procedimentos de atividades administrativas, bem como implementá-las segundo as especificidades de cada campi,
  2. mapear, revisar e reformular os procedimentos administrativos, resoluções e normatizações internas, visando aperfeiçoamento, dinamização e inovações na gestão administrativa;
  3. utilizar as competências instaladas na Universidade para resolver os problemas diagnosticados;
  4. promover a participação das representantes tanto da área acadêmica, como da área administrativa – e em particular a SPDI, na construção de soluções técnicas, de processos, de modelos e afins, relativas à gestão administrativa;
  5. divulgar e dar suporte às Pró-Reitorias, às Diretorias de Centros e demais gestores no uso de melhores práticas na gestão de seus recursos;
  6. aprimorar a capacitação dos servidores da Pró-Reitoria frente às suas atribuições, bem como dos usuários em procedimentos administrativos;
  7. manter um canal de comunicação aberta e direta da Pró-Reitoria de Administração com a comunidade, em particular com os Centros Acadêmicos, Pró-Reitorias e de mais Gestores Administrativos;
  8. intensificar a participação de áreas acadêmicas e administrativas no desenvolvimento e implantação do SAGUI na gestão administrativa;
  9. revisar contratos com empresas terceirizadas de forma a humanizar o relacionamento com seus colaboradores, bem como melhorar o uso de pesquisa de satisfação para verificação da qualidade dos serviços prestados pelas empresas, com vistas a ajudar no trabalho de fiscais de contratos.


As Câmaras de Assessoramento Técnico na área de Gestão Administrativa da UFSCar têm as seguintes atribuições:

  1. elaborar ou revisar normas e procedimentos, buscando sempre que possível a padronização;
  2. mapear e descrever os principais processos relativos às áreas de atuação;
  3. estabelecer políticas de gestão relativas a compras, almoxarifado, contratos, convênios, patrimônio, contabilidade, finanças, orçamento e atividades afins;
  4. construir e disseminar boas práticas de gestão entre os gestores acadêmicos e gestores administrativos;
  5. propor modelos que racionalizem as atividades administrativas;
  6. propor modelos de avaliação de desempenho, incluindo indicadores de desempenho, para a gestão administrativa;
  7. indicar capacitação para servidores da ProAd e para os usuários de procedimentos administrativos.

 

As Câmaras de Assessoramento Técnico na área de Gestão Administrativa da UFSCar têm a seguinte composição:

  • O(A) Pró-Reitor(a) de Administração;
  • Os(As) Pró-Reitores(as) de Administração Adjuntos(as);
  • Todos(as) os(as) Diretores(as) de Divisões Administrativas da ProAd de áreas afins à Câmara Técnica específica;
  • Todos(as) os(as) Chefes de Departamentos Administrativos da ProAd de áreas afins à Câmara Técnica específica;
  • Representantes das unidades multicampi da ProAd de áreas afins à Câmara Técnica específica;
  • Representante de cada Pró-Reitoria;
  • Representante de cada Centro Acadêmico;
  • Representantes das Prefeituras Universitárias;
  • Representante da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional - SPDI, na Câmara Técnica que for tratar de assuntos relacionados a contabilidade, orçamento e finanças;
  • Convidados, internos ou externos, que possam agregar valor em pautas específicas.
 
 

A partir da implantação das Câmaras Técnicas, o entendimento é que apenas propostas relativas a mudanças de políticas, ou outras de maior relevância, fossem encaminhadas ao CoAd para aprovação. Por outro lado, propostas de melhorias em atividades administrativas de rotina aprovadas nas “Câmaras de Assessoramento Técnico na área de Gestão Administrativa da UFSCar” serão implementadas sem a necessidade de se passar pelo CoAd.

 

Até o momento, já foram criadas as seguintes Câmaras Técnicas:



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